Desafio Livrada 2013 – O inimigo agora é outro


Já assistiram àquele filme Revolver, do Guy Ritchie? Se não viu, pule este parágrafo porque tem spoiler (olha só pra mim, avisando pras pessoas de spoilers nos meus posts, essa humanidade tá perdida mesmo). Então sabe como é, o sujeito tenta lutar para subir na vida, para vencer seus principais inimigos e no final das contas o inimigo é nada menos do que o ego. E não estou falando aqui do site de fofocas, nem do Caça-Fantasmas (não tinha um Caça-Fantasmas chamado Ego?), mas da partezinha do nosso inconsciente que nos forma. Em outras palavras, o inimigo é você mesmo.

Imbuído desse ímpeto de frenar as auto-sabotagens do dia a dia, seu humilde blog resolveu que a volta do Desafio Livrada! (quem não lembra do Desafio Livrada 2011?) seria marcado por desafios autoimpostos. Dessa forma, todos conhecem seus ritmos, seus gostos e suas forças de vontade, de maneira que esse é mais uma forma de fazer um desafio literário que fuja ao lugar comum de quantificar leituras e que permita inserir uma qualidade nesses momentos de prazer literário que eu espero que todos aqui tenham esse ano. Pedi então aos seguidores do Facebook para discriminarem ali seus desafios e agora os compartilho oficialmente aqui com todo mundo para que o mundo saiba: O desafio Livrada! 2013 está de volta e ninguém pode pará-lo. E se alguém tiver algum problema em divulgar a imagem de perfil do Facebook nesse blog, é só mandar um e-mail para bloglivrada@gmail.com, mas é aquela coisa: é o equivalente a ir pra praia de nudismo e não querer que ninguém te olhe.

Eis os nossos bravos soldados:

Pedro Victor

Nome: Pedro Víctor

Meta: “15 livros. entre eles o infinite jest, o mason e dixon e o idiota. e algum do roth, claro”.

Categoria: Triathlon de Cabeceira.

Bruno Rodrigues

Nome: Bruno

Meta: “6 livros: 3 clássicos e 3 lançamentos”.

Categoria: Offspring literário.

Raphael

Nome: Raphael

Meta: “Ulisses e Infinite Jest! O resto é complemento!”

Categoria: Companhia das Letras Fanboy.

Carolina

Nome: Carolina

Meta: “12 livros em 12 meses! Os dois primeiros eu decidi por culpa de posts do Livrada: Cosmópolis e A trama do casamento.”

Categoria: Cooper (de muito bom gosto).

Gabriel

Nome: Gabriel (não é a foto dele, mas era a única que dava pra pegar).

Meta: “Meta mesmo eu não tenho, mas o foco é Infinite Jest – ou seja, a responsabilidade pelo cumprimento da minha “meta” é do Galindo e estou livre, leve e solto pra ler qualquer coisa no caminho”

Categoria: It’s now or never.

Sandoval

Nome: Sandoval

Meta: “Conseguindo, até o momento, manter a meta de pelo menos um por semana. Até agora: Cinzas do Norte (Milton Hatoum), Cabeça de Negro (Paulo Francis), Um Copo de Cólera (Raduan Nassar), Como me Tornei Estúpido (Martin Page), A Mãe (Gorki), Jornalistas e Revolucionários (Bernardo Kucinski). Se bem que eu tava de férias, o que deu uma colaborada. Quanto à metodologia de escolha para os próximos 11 meses, ela é a mesma de anos anteriores: nenhuma.”

Categoria: Usain Bolt de biblioteca.

Guilherme

Nome: Guilherme

Meta: “Em 2013 quero ler Anna Kariênina, Ulysses e um grande do Pynchon (se quiser recomendar algum, só li Vício Inerente). O resto é lucro e complemento!”

Categoria: Em busca do clássico perdido.

RA

Nome: simpático blogueiro

Meta: 30 livros que estão na minha estante e que eu ainda não li.

Categoria: Acumulador.

Todos devidamente anotados, damos início aos trabalhos do Desafio Livrada! 2013. Não nos decepcione e, mais importante, não se decepcione. No final do ano, faremos um balanço, então mantenha o contato!

Até a próxima, coleguinhas!

14 Respostas para “Desafio Livrada 2013 – O inimigo agora é outro

  1. Minha meta desse ano é: não comprar nenhum livro! E ler o máximo que conseguir dos livros que já comprei e estão na pilha “para ler”.
    Até agora estou indo bem, fui numa livraria sábado e não comprei nenhum! Se bem que ter esquecido a carteira no carro ajudou um bocado.

  2. Bem, não tenho facebook (e eu existo, juro!), mas ainda assim deixo aqui as minha metas pessoais para 2013: 1) Ao menos 4 volumes de Em Busca do Tempo Perdido (já li os dois primeiros e estou absolutamente fisgado pelo Proust); 2) Ler Ulysses ( a tradução do Galindo); e mesmo com esses tijolaços pela frente, ainda assim chegar ao final do ano tendo lido no mínimo 50 livros ( comecei o sexto, que é o de ensaios do David Foster Wallace). Mas tudo isso valerá pelo prazer, não pelas metas em si.

  3. assim que terminar o “serena”, do ian mcewan, que estou terminando, começarei o infinite jest. curti muito a postagem. fiquei surpreso e feliz ao ver minha foto por aqui.

  4. Eu comecei o ano com “O Grande Gatsby” (por causa do filme que está pra sair, eu admito) e “Se eu fechar os olhos agora”. “Cosmópolis” é o próximo.
    Por enquanto tá fácil, dureza vai ser manter o ritmo quando as aulas voltarem…

  5. Também quero participar, posso? Meus desafios:
    1) Cumprir as metas de leitura do skoob -mesmo que elas estejam sempre mudando;
    2) ler algo que todo mundo já leu menos eu;
    3) manter meu blog atualizado (confesso que essa é a mais difícil)

    É isso aí….
    Beijos da gorda!

  6. Pingback: Anthony Bourdain – Cozinha Confidencial (Kitchen Confidential) | Livrada!

  7. Pingback: Desafio Livrada! 2016 | Livrada!

Deixe um comentário